PROJETOS PEDAGOGICOS


PROJETO NATAL REAL







PÚBLICO ALVO: Alunos do 1º ao 5º ano




TEMPO PREVISTO: 3 semanas



PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Equipe Dom Bosco.


JUSTIFICATIVA:


Nos tempos modernos que estamos vivendo o natal passou a ser um data meramente consumista seguindo a tradição de dar presentes, e também como uma época de festas com exageros de comidas e bebidas. O real significado do natal se perde em meio a tudo isso. Com o projeto Natal Verdadeiro, pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída, buscando integrar a perspectiva de diversas áreas, de modo a resgatar o verdadeiro sentido do natal.



OBJETIVOS:


• Conhecer o verdadeiro espírito de Natal.


• Resgatar valores humanos como respeito, solidariedade e amor ao próximos.


• Estimular a formação de bons hábitos e o respeito às crenças, símbolos e sentimentos alheios e a religiosidade de cada um.


• Identificar os símbolos do Natal.


• Desenvolver o raciocínio e a criatividade.


• Estimular a socialização.




DESENVOLVIMENTO:


• Textos


• Leitura


• Pesquisas


• Músicas


• Canções natalinas


• Filmes


• Artes


• Produção de texto


• Apresentações musicais e teatrais.





CULMINÂNCIA:


• Festa com a Chegada do Papai Noel.



___________________________




Projeto Ética e Valores na Escola



Público alvo: Educadores e Educandos



Tempo previsto: 2 semanas



Objetivo: Abordar valores humanos, resgatando alguns conceitos básicos de cidadania e particular direitos e deveres.



Estratégias: Texto, filme, reflexões, músicas, leituras compartilhada, internet, jogos.



Desenvolvimento:

1º Momento

Música: É preciso saber viver – Titãs.

- Roda de conversa sobre o assunto.

- Trazer para a sala de aula, em qualquer ambiente que estiver meus valores, minhas atitudes boas/ruins.

- Transformá-las em boas em boas maneiras e boa convivência.

2º Momento

Texto: O macaco zombador. Fábula

-Leitura e atividades relacionadas.

- Bulling.

Agrinho pág. 30.


3º Momento

- Direitos e Deveres – Do estatuto da criança e do adolescente.

- Poema: Encanto poética de um pequeno cidadão. Agrinho pág. 10.


4º Momento

- Texto: A formiga e a cigarra

- Os principais direitos que valem para todo ser humano. Agrinho pág. 19.

- Significado de ética pág. 27.


5º Momento

- Texto. O rei dos leões. Agrinho pág. 26.

- Respeito ao meio ambiente. Pág. 33

- Elaboração de frases.


6º Momento

Música: Herdeiros do futuro. Pág. 41.

- Trabalhar a letra da música.


7º Momento
- Filme: Warner Bros. Lucas um estranho no formigueiro

- Reencontro escrito do filme.

8º Momento

- Passeio no lago para momento de interiorização.

- Definição de Ética.

- Roda de conversa sobre o assunto.

9º Momento

- Visita ao abrigo dos idosos.

- Teatro

- Música



10º Momento

Culminância:

1º Lanche especial; pão com mussarela, leite, banana, maçã e melancia.

2º Apresentação dos alunos com: músicas e apresentação teatral.



Avaliação no decorrer do desenvolvimento do projeto.


“Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida”

(Che Guevara)


Professores responsáveis: Equipe Dom Bosco.




________________________________



 Projeto Dengue: O mosquito Invasor


Justificativa

Vendo o aumento considerável da dengue buscamos desenvolver ações que imobilizem os pais, professores e alunos para o desenvolvimento de metas mais concretos contra o avanço desse mal. Acreditando que a escola é o lugar onde ensinamos valores, e tentamos reverter as situações que colaborem para a proliferação do tão temido mosquito. Empresas, governadores, prefeituras tem feito imobilizações com pouco resultado, se a sociedade em geral não se imobilizar teremos num futuro próximo várias mortes em consequência da dengue. Devemos sim buscar as alternativas em nossa casa e no nosso bairro, fazendo o máximo possível para combater o aumento de larvas, e assim evitar o grande avanço na nossa cidade, estado e país.É nessa perspectiva e acreditando em ações concretas que a Escola Estadual Dom Bosco vem apresentar o que toda a equipe vem desenvolvendo com os alunos junto com a comunidade para combater a dengue.

Objetivos

• Refletir sobre a necessidade das medidas preventivas para o bem estar social;

• Conscientizar a sociedade para eliminar possíveis criadouros de mosquitos;

• Criar atitudes organizadas para o cuidado da família e consequentemente da sociedade;

• Valorizar a saúde e a conservação da mesma.

Desenvolvimento

• Conversa informal sobre o tema;

• Questionamento sobre o tema;

• Pesquisas nas principais fontes: jornal, revista, livros, internet;

• Desenhos interpretativos;

• Entrevistas com algumas pessoas que já foram picados pelo mosquito;

• Construção de painel sobre a prevenção;

• Organizar apresentações;

• Elaboração de musicas para combater criadouros;

• Passeio no pátio da escola para detectar possíveis criadouros;

• Passeio no bairro para conscientização de moradores;

• Passeatas com barulho e argumentos.



Avaliação
A avaliação será ao longo do ano enfatizando no dia 8 de cada mês, mediante a abordagem do tema, dos questionamentos, das atitudes, da participação e cooperação do trabalho durante a realização do projeto.





______________________________________



Projeto Dia da Família na Escola



Justificativa:

Em um dos dias mais importantes do calendário brasileiro para as mães, todos os filhos querem prestar uma homenagem, ainda que singela, àquela pessoa que dedicou tanto tempo de sua vida, à sua educação, ao seu bem-estar e principalmente à sua felicidade.O grande dilema é que essa pessoa nem sempre é a mãe, já que atualmente muitas crianças são criadas pelas avôs, tias ou madrinhas. A família de hoje não é a mesma de anos atrás, os conceitos mudaram, as necessidades são diferentes e temos que estar atentos a essa situação para não constranger nossos alunos.É por esse motivo, que ao invés de festejar o “Dia das Mães”, a escola Estadual de Tempo Integral Dom Bosco vai comemorar no dia 29 de maio, o “Dia da Família”.

Objetivos

• Prestar homenagens às mulheres mais especiais na vida de cada aluno, sendo elas suas mães biológicas ou de coração, mesmo àquelas mães que não podem comparecer devido a compromissos profissionais.

• Evidenciar a importância da aproximação da família do ambiente escolar dos filhos, proporcionando maior interação entre família e escola.


Metodologia

Uma manhã festiva em que as crianças serão responsáveis pelas homenagens com apresentações: de cantos, jogral, danças, poesias, entre outras atividades previamente elaboradas e ensaiadas pelos professores regentes e professoras de oficinas.

Avaliação e Culminância

A festa em homenagem à família dos alunos com o interesse e a participação dos mesmos para o sucesso da interação: família e escola.