PROJETO NATAL REAL
PÚBLICO ALVO: Alunos do 1º ao 5º ano
TEMPO PREVISTO: 3 semanas
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Equipe Dom Bosco.
JUSTIFICATIVA:
Nos tempos modernos que estamos vivendo o natal passou a ser um data meramente consumista seguindo a tradição de dar presentes, e também como uma época de festas com exageros de comidas e bebidas. O real significado do natal se perde em meio a tudo isso. Com o projeto Natal Verdadeiro, pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída, buscando integrar a perspectiva de diversas áreas, de modo a resgatar o verdadeiro sentido do natal.
OBJETIVOS:
• Conhecer o verdadeiro espírito de Natal.
• Resgatar valores humanos como respeito, solidariedade e amor ao próximos.
• Estimular a formação de bons hábitos e o respeito às crenças, símbolos e sentimentos alheios e a religiosidade de cada um.
• Identificar os símbolos do Natal.
• Desenvolver o raciocínio e a criatividade.
• Estimular a socialização.
DESENVOLVIMENTO:
• Textos
• Leitura
• Pesquisas
• Músicas
• Canções natalinas
• Filmes
• Artes
• Produção de texto
• Apresentações musicais e teatrais.
CULMINÂNCIA:
• Festa com a Chegada do Papai Noel.
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Projeto Ética e Valores na Escola
Público alvo: Educadores e Educandos
Tempo previsto: 2 semanas
Objetivo: Abordar valores humanos, resgatando alguns conceitos básicos de cidadania e particular direitos e deveres.
Estratégias: Texto, filme, reflexões, músicas, leituras compartilhada, internet, jogos.
Desenvolvimento:
1º Momento
Música: É preciso saber viver – Titãs.
- Roda de conversa sobre o assunto.
- Trazer para a sala de aula, em qualquer ambiente que estiver meus valores, minhas atitudes boas/ruins.
- Transformá-las em boas em boas maneiras e boa convivência.
2º Momento
Texto: O macaco zombador. Fábula
-Leitura e atividades relacionadas.
- Bulling.
Agrinho pág. 30.
3º Momento
- Direitos e Deveres – Do estatuto da criança e do adolescente.
- Poema: Encanto poética de um pequeno cidadão. Agrinho pág. 10.
4º Momento
- Texto: A formiga e a cigarra
- Os principais direitos que valem para todo ser humano. Agrinho pág. 19.
- Significado de ética pág. 27.
5º Momento
- Texto. O rei dos leões. Agrinho pág. 26.
- Respeito ao meio ambiente. Pág. 33
- Elaboração de frases.
6º Momento
Música: Herdeiros do futuro. Pág. 41.
- Trabalhar a letra da música.
7º Momento
- Filme: Warner Bros. Lucas um estranho no formigueiro
- Reencontro escrito do filme.
8º Momento
- Passeio no lago para momento de interiorização.
- Definição de Ética.
- Roda de conversa sobre o assunto.
9º Momento
- Visita ao abrigo dos idosos.
- Teatro
- Música
10º Momento
Culminância:
1º Lanche especial; pão com mussarela, leite, banana, maçã e melancia.
2º Apresentação dos alunos com: músicas e apresentação teatral.
Avaliação no decorrer do desenvolvimento do projeto.
“Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida”
(Che Guevara)
Professores responsáveis: Equipe Dom Bosco.
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Projeto Dengue: O mosquito Invasor
Justificativa
Vendo o aumento considerável da dengue buscamos desenvolver ações que imobilizem os pais, professores e alunos para o desenvolvimento de metas mais concretos contra o avanço desse mal. Acreditando que a escola é o lugar onde ensinamos valores, e tentamos reverter as situações que colaborem para a proliferação do tão temido mosquito. Empresas, governadores, prefeituras tem feito imobilizações com pouco resultado, se a sociedade em geral não se imobilizar teremos num futuro próximo várias mortes em consequência da dengue. Devemos sim buscar as alternativas em nossa casa e no nosso bairro, fazendo o máximo possível para combater o aumento de larvas, e assim evitar o grande avanço na nossa cidade, estado e país.É nessa perspectiva e acreditando em ações concretas que a Escola Estadual Dom Bosco vem apresentar o que toda a equipe vem desenvolvendo com os alunos junto com a comunidade para combater a dengue.
Objetivos
• Refletir sobre a necessidade das medidas preventivas para o bem estar social;
• Conscientizar a sociedade para eliminar possíveis criadouros de mosquitos;
• Criar atitudes organizadas para o cuidado da família e consequentemente da sociedade;
• Valorizar a saúde e a conservação da mesma.
Desenvolvimento
• Conversa informal sobre o tema;
• Questionamento sobre o tema;
• Pesquisas nas principais fontes: jornal, revista, livros, internet;
• Desenhos interpretativos;
• Entrevistas com algumas pessoas que já foram picados pelo mosquito;
• Construção de painel sobre a prevenção;
• Organizar apresentações;
• Elaboração de musicas para combater criadouros;
• Passeio no pátio da escola para detectar possíveis criadouros;
• Passeio no bairro para conscientização de moradores;
• Passeatas com barulho e argumentos.
Avaliação
A avaliação será ao longo do ano enfatizando no dia 8 de cada mês, mediante a abordagem do tema, dos questionamentos, das atitudes, da participação e cooperação do trabalho durante a realização do projeto.
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Projeto Dia da Família na Escola
Justificativa:
Em um dos dias mais importantes do calendário brasileiro para as mães, todos os filhos querem prestar uma homenagem, ainda que singela, àquela pessoa que dedicou tanto tempo de sua vida, à sua educação, ao seu bem-estar e principalmente à sua felicidade.O grande dilema é que essa pessoa nem sempre é a mãe, já que atualmente muitas crianças são criadas pelas avôs, tias ou madrinhas. A família de hoje não é a mesma de anos atrás, os conceitos mudaram, as necessidades são diferentes e temos que estar atentos a essa situação para não constranger nossos alunos.É por esse motivo, que ao invés de festejar o “Dia das Mães”, a escola Estadual de Tempo Integral Dom Bosco vai comemorar no dia 29 de maio, o “Dia da Família”.
Objetivos
• Prestar homenagens às mulheres mais especiais na vida de cada aluno, sendo elas suas mães biológicas ou de coração, mesmo àquelas mães que não podem comparecer devido a compromissos profissionais.
• Evidenciar a importância da aproximação da família do ambiente escolar dos filhos, proporcionando maior interação entre família e escola.
Metodologia
Uma manhã festiva em que as crianças serão responsáveis pelas homenagens com apresentações: de cantos, jogral, danças, poesias, entre outras atividades previamente elaboradas e ensaiadas pelos professores regentes e professoras de oficinas.
Avaliação e Culminância
A festa em homenagem à família dos alunos com o interesse e a participação dos mesmos para o sucesso da interação: família e escola.