As Tecnologias e o Ensino-Aprendizagem
Com a chegada da Internet, nos defrontamos com novas possibilidades, desafios e incertezas no processo de ensino-aprendizagem. O computador é uma ferramenta muito útil no processo ensino-aprendizagem, sendo um estímulo às pesquisas, ao raciocínio e a leitura dentre outros.
No entanto, não podemos esperar das novas tecnologias a solução mágica para modificar profundamente a relação pedagógica, mas com certeza, elas vão facilitar como nunca a pesquisa individual e grupal, o intercâmbio de professores com professores, de alunos com alunos, de professores com alunos.
A inclusão digital que decorre das mudanças constantes pelas quais o mundo passa, quebra barreiras culturais e econômicas. Isso coloca para a escola novos desafios: preparar o aluno para viver em sociedade, ter acesso às informações, dar oportunidades a aqueles que não tem acesso à informática a se comunicar, pesquisar e buscar soluções cada vez mais atuais e eficientes para seus problemas.
Dentre tantos benefícios que a internet propicia a escola, destaca-se a troca de experiências, de dúvidas, de materiais, as trocas pessoais, tanto de quem está perto como longe geograficamente. Pode também ajudar o professor a preparar melhor a sua aula, a ampliar as formas de lecionar, a modificar o processo de avaliação e de comunicação com o aluno e com os seus colegas.
Ensinar com as novas mídias será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos. Caso contrário conseguiremos dar um verniz de modernidade, sem mexer no essencial. Nós da escola estadual Dom Bosco estamos trabalhando para que haja um aprendizado sólido e significativo com a ajuda das novas tecnologias.
Professora Luciana Pereira da Silva
Dinamizadora do Laboratório de Informática Educacional
A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO!!
A Informática na Educação vem trazendo novas perspectivas para educandos e educadores em diferentes contextos. Refletindo sobre isto, a ESCOLA ESTADUAL DOM BOSCO tem a preocupação de inserir esta ferramenta de maneira significativa na primeira fase do Ensino Fundamental, possibilitando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social através do contato com a máquina. Acreditamos que o uso desta tecnologia poderá contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem, cujo resultado será uma busca motivadora e abrangente no sucesso dos alunos, visando uma melhoria significativa das aulas permanentes.
Professora Ana Paula Martins
Dinamizadora do Laboratório de Informática Educacional
CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
Conforme o dicionário Houaiss currículo é definido como “programação de um curso ou de matéria a ser examinada”. O Dicionário Interativo da Educação Brasileira
http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp) define currículo como o “Conjunto de disciplinas sobre um determinado curso ou programa de ensino ou a trajetória de um indivíduo para o seu aperfeiçoamento profissional".
É inegável que a utilização de tecnologias está mudando a forma como se aprende. Cada vez é maior o número de instituições escolares que recorre à Internet para desenvolver parte das suas práticas educativas.
No entanto, há que se perceber que as ferramentas tecnológicas têm de ir além da reprodução de ambientes tradicionais de aprendizagem. Ambientes de pesquisa colaborativa, formação continuada dos professores e professores dinamizadores são essenciais para o sucesso na integração do uso de tecnologias na educação.
Professor Glênio Melo
Dinamizador do Laboratório de Informática Educacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário